Para melhorar o Pedal

“A bike não faz o ciclista. “

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente.

O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra.

E como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos, mas também da mente.

E se o resultado não está bom, é porque algumas coisas precisam ser ajustadas.

 

Pensando em dar uma força no pedal, a TRIBIKES preparou esta seção para ajudar os amantes da bike.

nathalie-spehner-Hl-9NQO2KeY-unsplash.jpg
Image by Gabriel Porras

Capacetes

Este é um item de segurança importante e indispensável. Mas as vezes, mesmo tendo um capacete para pedalar, você deixa ele em casa por não querer usar algo na cabeça - ainda mais para um pedal curto, como ir para o trabalho.

Mas, e se ao invés de um capacete desconfortável, feio ou desajeitado, você tivesse um modelo que realmente se sentisse feliz em usar

Image by Viktor Bystrov
Image by Viktor Bystrov

Óculos

Um óculos de ciclismo é perfeito para te ajudar a pedalar em dias de sol ou ambientes de alta luminosidade - como dias claros e nublados. Além de te ajudarem a proteger seus olhos da luz e raios nocivos, eles evitam que objetos indesejados como insetos ou pedrinhas entrem nos seus olhos.

Image by Axel Brunst
Image by Viktor Bystrov

Luvas

Luvas de ciclismo proporcionam maior aderência ao guidão. Como a maioria dos modelos possuem material antiderrapante, isso ajuda a manter as mãos firmes no guidão, sem que escorreguem. De quebra ainda evitam a formação de calos e bolhas. É um item indispensável para no seu Pedal.

Image by Simon Connellan
Image by R.D. Smith

Velocímetros

Os velocímetros são indicados para monitorar as velocidades, cadência, calorias, tempos, percursos, etc. É um item indispensável para otimizar o treino e melhorar os resultados.

bomba de ar 1.jpg
pump-tyre.jpg

Bombas de Ar

O pneu esvaziou e para você não precisar parar em um posto de gasolina e perder tempo, que tal ser um ciclista preparado e ter na sua bike um suporte com uma bomba de ar? Isso certamente vai te deixar mais tranquilo mesmo em locais afastados, além de te ajudar a resolver imprevistos.

shoes-2948474_1920.jpg
bike-4367267_1920.jpg

Sapatilha e Pedal

Essa combinação vai te trazer : segurança, conforto, estabilidade e desempenho. Ao prender a sapatilha no pedal, você impede que seu pé acidentalmente se solte. Com o pé encaixado, você aproveita melhor o giro do pedal, proporcionando uma firmeza maior na pedalada. O posicionamento correto dos pés restringe o grau de rotação e evita lesões no joelho e dores articulares.  

cinelli-bar-tape-installation-guide-1.jpg
Image by Dan Gold

Fita de Guidão

A fita de guidão combina perfeitamente com outros elementos da bike. Muitas vezes o guidão não saiu assim de fábrica. A fita de guidão é muito fácil, basta enrolar ela em toda a extensão da peça, de forma a cobrir todo o espaço onde sua mão vai ficar. A fita dá mais segurança, e existem em diversas cores e materiais.

Image by Javier de la Maza
Image by Jan Kopřiva

Coletes e Capas

Pedalar de dia ou a noite, seja na rua ou numa trilha e até mesmo num passeio, não impede que o ciclista fique sujeito às adversidades do tempo e do movimento de automóveis e pedestres. Assim, é importante que se tenha em mãos algum elemento reflexivo, de cores vivas, preferencialmente um colete, uma capa de chuva e até mesmo um corta vento, onde o ciclista possa ser melhor identificado, estar mais protegido e garantir a sua segurança com mais eficiência.

Image by Håkon Grimstad
Image by Alessio Soggetti

Bar end

Os Bar End(s), são duas barras acopladas no fim do guidão da bike. Elas servem para dar uma maior variedade de movimento e posição para o ciclista. Possiblitando uma posição melhor e reduzindo fadigas e dores causadas por longas distâncias, ou manobras mais específicas.

LezyneLiteDrive1000XLStripProLightSet_34696_A_Primary.webp
FX3Disc_22_35021_A_Accessory1.jpg

Faróis e Lanternas

Os faróis são ótimos auxiliares para andar em  lugares escuros. Alguns tem alcance que possibilitam iluminar o caminho de forma bem eficiente , evitando acidentes. Neste sentindo, as luzes traseiras ajudam também na sinalização e referência para os motoristas verem você na estrada.

20220222_102008.jpg
cycling-1533270_1920.jpg

Garrafinhas

Também chamada de caramanholas ou squeezes. Elas servem para a hidratação, e possuem tamanhos, esepcificações de materiais e capacidades de acordo com o seu tipo de pedalada e necessidade. Item obrigatório, assim como a mochila de hidratação.

21514_A_1_Arvada_Pro_Carbon_Saddle.jpg
CatCard_BikeRepairBasics.webp

Selins

O Selim obrigatoriamente tem de ser um equipamento confortável. Ele é responsável por boa parte do rendimento da pedalada. Tenha um modelo próprio, de acordo com o sexo, e que combine com o tipo de atividade, e que seja o mais anatômico possível.

multi-tool-608013_1920.jpg
multifunctional-1298702_1920_edited.jpg

Kit de Ferramentas

Um kit de ferramentas ajuda para imprevistos no caminho. Ele vem com alguns itens importantes como chaves allen, fenda, espátula para pneu, adesivos selantes, entre outros. São importantes para realizar reparos com facilidade e qualidade. Recomendável.

bicycle-6123198_1920.jpg
bicycle-5351517_1920.jpg

Bagageiros

Um bagageiro ou uma bolsa permitem levar cargas mais pesadas na bike, e organizar vários itens, sejam pessoais, de trabalho, etc. Eles permitem que você possa pedalar, sem se preocupar em carregar objetos junto a você, que podem lhe trazer desconforto e até mesmo insegurança. É um item recomedável, dependendo da atividade.

Corpo e mente.

Cada pessoa possui um metabolismo, um peso e uma altura diferentes. Assim, existem modelos, tamanhos de bikes, atividades e treinos para cada pessoa. Uma questão de achar o equilíbrio.

Tem pessoas que detonam nos treinos de bikes, e outras nem tanto, pois tem um componente chamado “histórico esportivo” que faz diferença. Mas treinar e repetir funciona.

Tipos de ciclistas.

Tem os que pedalam somente nos finais de semana e estão apenas em busca da sensação de bem-estar. E existe também quem está iniciando, ou retomando as pedaladas depois de algum tempo parado. E tem a turma dos pelotões.

  • Qual a sua bike e o qual o seu treino?

  • O que você pretende com o uso da bike: a estrada, a montanha, a rua?

  • Qual o seu nível de experiência com a bicicleta?

  • Há quanto tempo você pedala?

  • Você tem uma planilha? Um treinador? Ou somente curti nos dias de sol e ainda vai para o trabalho de "magrela”?

pasted image 0.png
Transparente.png